Notícias Recentes
Governador do DF responde a declarações de Trump sobre violência
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para contestar declarações feitas pelo republicano que qualificaram Brasília como uma capital com alta violência.
Em sua carta, Ibaneis Rocha baseia-se em dados oficiais para desmentir essa imagem negativa da capital brasileira, citando o Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números mostram que Brasília teve, no último ano, uma taxa de homicídios de 6,9 para cada 100 mil habitantes, o que a coloca como a terceira capital mais segura no país, alcançando um marco histórico graças a políticas públicas eficazes.
O governador também mencionou uma reunião recente com outros governadores brasileiros para buscar uma aproximação diplomática com o governo dos EUA, ressaltando a importância de diminuir tensões entre os países e coordenar ações com o Congresso Nacional para proteger a economia.
Donald Trump havia anunciado recentemente uma intervenção federal na segurança de Washington, afirmando que a criminalidade na capital americana estava fora de controle e comparando-a a outras cidades globais marcadas pela violência, incluindo Brasília.
Também mencionou a Cidade do México, cuja prefeita Clara Brugada respondeu apontando que a taxa de homicídios em sua cidade nos últimos anos foi de 10 por 100 mil habitantes — índice 60% menor que o de Washington, que ultrapassa 27 homicídios por 100 mil habitantes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login