Mundo
Rússia limita chamadas no WhatsApp e Telegram para combater crimes

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (13) que irá impor limitações nas chamadas feitas através dos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram. Segundo o governo, essa ação é necessária para conter atividades criminosas.
O órgão regulador das comunicações, Roskomnadzor, declarou que essas medidas visam dificultar o uso desses aplicativos por criminosos. “Estão sendo implementadas restrições parciais nas chamadas destes serviços estrangeiros para proteger a população”, afirmou o órgão, citado pelas agências RIA e TASS.
As plataformas de mensagens têm sido amplamente utilizadas para fraudes e extorsões, e são apontadas como meio para envolver cidadãos russos em ações subversivas e terroristas.
As agências de segurança do país frequentemente acusam a Ucrânia de usar o Telegram para recrutar agentes e planejar sabotagens dentro da Rússia.
Moscou exige que os aplicativos forneçam acesso a dados das chamadas para as autoridades locais, não apenas para investigações de fraudes, mas também para apurar as ações que o governo define como terroristas.
De acordo com o Ministério Digital da Rússia, o acesso às chamadas será restabelecido após os apps aderirem às leis nacionais vigentes.
Desde o início do conflito na Ucrânia, as autoridades russas vêm aplicando controles rígidos sobre a imprensa e limitando a liberdade de expressão na internet.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login