Conecte Conosco

Economia

Serviços crescem 2% em 5 meses seguidos, diz IBGE

Publicado

em

Os serviços apresentaram um aumento acumulado de 2,0% nos últimos cinco meses consecutivos de alta, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados na quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2025, o setor de serviços teve queda apenas em janeiro, com redução de 0,4%, informou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE. Nos meses seguintes, o setor registrou crescimento: fevereiro (0,8%), março (0,3%), abril (0,4%), maio (0,2%) e junho (0,3%).

O crescimento moderado do setor é explicado pela base elevada de comparação, explicou Rodrigo Lobo. Em junho, os serviços atingiram um novo recorde na série histórica iniciada em 2011.

Rodrigo Lobo destacou que os resultados sequenciais positivos totalizam um aumento acumulado de 2,0% entre fevereiro e junho.

O avanço de maio para junho concentrou-se principalmente na atividade de transportes, que cresceu 1,5%. Dois outros setores mostraram estabilidade próxima, de acordo com o pesquisador do IBGE.

Os setores que apresentaram queda em junho em relação a maio foram: outros serviços (-1,3%), serviços prestados às famílias (-1,4%), informação e comunicação (-0,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%).

O desempenho positivo dos transportes foi impulsionado pelo transporte rodoviário de cargas e pelo transporte aéreo de passageiros. Segundo Rodrigo Lobo, o transporte de cargas é favorecido pela maior atividade econômica, relacionada ao escoamento da safra agrícola, insumos e produtos industriais. O crescimento do transporte aéreo está ligado à redução nos preços das passagens aéreas, que é usada como deflator para a receita das empresas do setor.

Rodrigo Lobo afirmou que o transporte aéreo de passageiros é fundamental para impulsionar o setor de serviços, ajudando a explicar o crescimento registrado no ano.

Comparando junho de 2025 com o mesmo mês de 2024, o volume dos serviços cresceu 2,8%, marcando a 15ª taxa positiva consecutiva. O índice de difusão — que indica a porcentagem de serviços que cresceram em relação ao mesmo mês do ano anterior — caiu de 57,8% em maio para 53,6% em junho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados