Mundo
EUA e Paraguai firmam acordo para facilitar pedidos de asilo
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, assinaram na quinta-feira (14), em Washington, um acordo destinado a dividir as responsabilidades relacionadas à imigração irregular, segundo informação da AFP.
Desde a posse do presidente republicano Donald Trump em janeiro, as relações entre Paraguai e Estados Unidos têm se fortalecido.
O Paraguai, que recebeu a visita de Rubio em fevereiro, busca se consolidar como um parceiro estratégico dos EUA na América Latina.
O presidente paraguaio, Santiago Peña, é considerado um aliado importante e próximo pelo governo americano, afirmou Rubio durante a assinatura do acordo, que visa contribuir para a redução da imigração clandestina, vista como uma ameaça à segurança nacional dos EUA, uma prioridade para Washington.
O entendimento facilita que solicitantes de asilo presentes atualmente nos Estados Unidos possam apresentar seus pedidos diretamente no Paraguai, informou Rubio em nota oficial.
Isso possibilita que os dois países dividam a responsabilidade de gerir a imigração irregular, ao mesmo tempo que combate abusos no sistema de asilo americano, acrescentou.
Rubio afirmou em espanhol que a cooperação se estenderá a diversas áreas.
O chanceler paraguaio expressou que o Paraguai considera os EUA um parceiro próximo e está interessado em ampliar a colaboração em áreas como comércio, investimentos e segurança.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login