Economia
Fiesp prevê leve alta do PIB no segundo trimestre e crescimento anual moderado
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil continua surpreendendo os economistas ao apresentar resiliência maior do que a esperada. Segundo o Fiesp Data Tracker, ferramenta de monitoramento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o PIB deve crescer 0,2% no segundo trimestre do ano.
Nos primeiros três meses de 2024, a economia brasileira teve avanço de 1,4%. A divulgação oficial do resultado do segundo trimestre está prevista para o início de setembro.
Do lado da oferta, a análise da Fiesp indica uma queda de 0,6% no setor de Agropecuária e retração de 0,7% na indústria de transformação, enquanto a indústria geral deve crescer 0,4%. O segmento de serviços prevê expansão moderada de 0,3%.
No que diz respeito à demanda, o consumo das famílias tem estimativa de crescimento de 0,6%. Os gastos públicos, foco frequente dos analistas devido às questões fiscais, devem registrar queda de 0,4% no trimestre. Já a Formação Bruta de Capital Fixo, indicador dos investimentos, deve recuar 0,7%. Exportações estão projetadas para subir 0,2%, e importações devem diminuir 1,5%.
Para o ano de 2025, o Fiesp projeta um crescimento de 2,4% do PIB brasileiro. Caso se confirme, será uma desaceleração em relação ao crescimento de 3,4% registrado em 2024, demonstrando uma expansão mais moderada da economia no período.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login