Economia
ouro cai com alta dos juros e dólar forte em meio a expectativas do fed
O contrato de ouro mais negociado encerrou a sessão em baixa, impactado pela valorização do dólar e pela elevação dos juros dos títulos do Tesouro dos EUA, à medida que crescem as expectativas sobre as futuras decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), após a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) americano, que superou as projeções.
O ouro com entrega prevista para dezembro fechou em queda de 0,74%, cotado a US$ 3.383,20 por onça-troy na Comex, da bolsa de Nova York (Nymex).
Com esses dados do PPI, o mercado ajustou suas previsões e diminuiu a probabilidade de redução dos juros pelo Fed na próxima reunião de setembro, conforme indicadores do CME Group.
A probabilidade de um corte de 25 pontos-base (pb) nos juros no próximo mês caiu de 97,8% para 92,7%, enquanto aumentou a chance de manutenção das taxas, o que gerou pressão para o ouro, um ativo que geralmente se valoriza com cortes nos juros.
Especialistas da Sucden Financial destacam que o ouro tem se movimentado dentro de uma faixa estreita, e a demanda pelo metal precioso diminui à medida que investidores optam por ativos com maior risco. Eles observam que o ouro necessita de um sinal consistente e duradouro para romper essa faixa de consolidação que persiste desde abril.
Por outro lado, segundo a ANZ Research, declarações como as do secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, dão suporte ao ouro. Bessent afirmou em entrevista que vê espaço para uma série de reduções nos juros pelo Fed, estimando um corte total de cerca de 1,5 ponto percentual para alcançar a taxa neutra. Ele também ressaltou que as condições econômicas dos EUA estão um pouco mais favoráveis para uma redução nas taxas do Fed funds.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login