Economia
Dólar sobe após índice de preços ao produtor inesperado
O dólar teve alta nesta quinta-feira, 14, frente à maior parte das moedas, após o índice de preços ao produtor (PPI) nos Estados Unidos superar as expectativas, revertendo o impacto da leitura dos preços ao consumidor (CPI) divulgada anteriormente.
O índice DXY, que acompanha o desempenho do dólar contra uma cesta de seis moedas fortes, fechou em alta de 0,42%, alcançando 98,254 pontos. Por volta das 16h50 (horário de Brasília), o euro foi cotado a US$ 1,1652 e a libra a US$ 1,3540. O dólar também subiu frente ao iene japonês, chegando a 147,79 ienes.
De acordo com Fawad Razaqzada, analista de mercado da Forex com, os dados do PPI geraram preocupações de que o impacto das tarifas sobre a inflação esteja começando a se manifestar. O foco dos investidores agora se volta para as vendas no varejo e os índices de confiança do consumidor.
Stephen Stanley, economista-chefe para os EUA no Santander, destacou que o PPI traz consequências importantes para as perspectivas inflacionárias de curto prazo. Ele ressaltou que o aumento de 1,4% nos preços dos alimentos provavelmente será repassado aos consumidores nos próximos meses, indicando que a estabilidade observada no CPI de julho para alimentos foi uma exceção.
Além disso, Mary Daly, presidente do Fed de São Francisco, e Alberto Musalem, presidente do Fed de St. Louis, minimizaram a possibilidade de um corte de 50 pontos-base na taxa de juros na reunião de setembro do Fed. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também suavizou seu tom sobre a flexibilização, sugerindo que talvez um corte de 25 pontos-base seja o começo, com possibilidade de aceleração posteriormente.
Nas moedas latino-americanas, o dólar caiu fortemente frente ao peso argentino após o Banco Central da Argentina aumentar as exigências de reservas bancárias na moeda local para evitar novas quedas. O dólar paralelo, conhecido como blue, era cotado a 1.320,00 pesos argentinos, segundo dados do Âmbito Financiero.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login