Conecte Conosco

Mundo

Inundações deixam 60 mortos na Índia

Publicado

em

As equipes de resgate continuaram trabalhando intensamente nesta sexta-feira, após as enchentes que resultaram na morte de pelo menos 60 pessoas na região do Himalaia, na Caxemira indiana.

Mohamad Irshad, coordenador dos serviços de emergência, informou que “pelo menos 60 pessoas perderam a vida e 80 seguem desaparecidas”.

Chuvas fortes provocaram enxurradas de água e lama que devastaram o vilarejo de Chisoti, localizado no distrito de Kishtwar, a cerca de 200 km da capital Srinagar, na parte da Caxemira administrada pela Índia.

As equipes estão empenhadas em remover os destroços, com o apoio dos militares que foram mobilizados para auxiliar os socorristas.

Chisoti está situado em uma rota de peregrinação hindu ao santuário de Machail Mata. No momento da enchente, uma cozinha improvisada, que abrigava mais de 100 peregrinos, foi completamente destruída, conforme informado pelas autoridades.

De acordo com Yudhvir Kotwal, diretor do hospital do distrito de Kishtwar, mais de 100 pessoas foram internadas desde o desastre.

Este é o segundo grave episódio de enchentes com vítimas fatais na Índia neste mês de agosto. No dia 5, inundações também causaram a destruição da cidade montanhosa de Dharali, no estado de Uttarakhand, resultando em mais de 70 mortes.

Enchentes e deslizamentos de terra são comuns durante o período de monções, que vai de junho a setembro. Contudo, especialistas apontam que as mudanças climáticas, juntamente com o crescimento urbano desordenado, têm aumentado a frequência e a gravidade desses eventos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados