Notícias Recentes
Rui Costa critica ataque dos EUA ao Mais Médicos e defende Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, classificou como “ataque infundado” a revogação dos vistos das autoridades brasileiras ligadas ao programa Mais Médicos pelos Estados Unidos. “Na última seleção do Mais Médicos, mais de 90% dos profissionais possuíam CRM no Brasil. Portanto, a narrativa americana é não apenas falsa, mas também mal-intencionada”, afirmou.
Rui Costa ainda declarou que o Brasil “não vai aceitar mentiras nem agressões sem motivo” e que os EUA têm atacado outras nações para tentar “recuperar espaço” diante da evidente perda de competitividade global do país.
“Se os Estados Unidos escolheram um líder que não aprecia o Brasil e prefere enfraquecer as relações com nosso país, não vamos bajular. Devemos, ao contrário, fortalecer nossa integração com outros parceiros estratégicos no cenário internacional”, completou o ministro.
Na última quarta-feira, dia 13, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, responsável pela diplomacia do governo de Donald Trump, cancelou os vistos do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales, e de Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo brasileiro.
Marco Rubio justificou a decisão citando o programa Mais Médicos, uma iniciativa pública criada no governo Dilma Rousseff para suprir a falta de médicos em municípios do interior e nas periferias das grandes cidades brasileiras.
Inicialmente, o programa ganhou destaque por permitir a participação de profissionais cubanos, devido à relutância de médicos brasileiros em atuar em áreas remotas. Essa associação com Cuba gerou críticas, mas o programa tem sido fundamental para levar atendimento médico a regiões com carência de profissionais da saúde.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login