Economia
Ferrovia Transnordestina é projeto chave para desenvolvimento em Pernambuco
A ferrovia Transnordestina é fundamental para a economia de Pernambuco, destacou Guilherme Cavalcanti, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, durante o seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Transformará Pernambuco, realizado no Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina.
O evento reuniu empresários, prefeitos, técnicos e representantes de órgãos públicos que debateram os impactos logísticos e econômicos do ramal Salgueiro–Suape.
Cavalcanti ressaltou que a Transnordestina foi criada como um projeto estratégico nacional, cujo objetivo vai além do transporte de cargas existentes. “Ela vai impulsionar o surgimento de novas cargas e transformar a realidade econômica de regiões limitadas pelo transporte rodoviário, como Araripina”, afirmou.
De acordo com um estudo do governo e da Federação das Indústrias, a produção local pode crescer dez vezes se o custo do transporte rodoviário for reduzido ou substituído por transporte ferroviário.
O secretário destacou que a ferrovia será crucial para diminuir a competição internacional em setores como o de gesso. “A concorrência causada pela importação da Espanha para o Brasil vai diminuir consideravelmente quando a ferrovia estiver em operação e chegar ao Porto de Suape, o que é o desejo de todos os pernambucanos”.
Cavalcanti enfatizou a importância da união política em apoio ao projeto: “Esse é um tema que une todos os pernambucanos por um objetivo comum. Nenhuma luta empreendida de forma unida pelo nosso povo foi perdida. Pernambuco tem uma história de liderança revolucionária e não abrirá mão desse papel”.
Ele assegurou que o governo está comprometido em finalizar o projeto e declarou que “não cabe discutir o que é bom ou ruim para Pernambuco; decidimos construir nosso futuro. Foi assim no Porto de Suape, no Porto Digital, no polo médico e será assim na ferrovia. Pernambuco não abrirá mão de conectar o litoral e o sertão pelo trem”.
Durante o encontro, Cavalcanti agradeceu o apoio dos prefeitos e empresários e anunciou que o governo trabalha para viabilizar outros investimentos logísticos e de infraestrutura no Sertão do Araripe. “O mais importante é lembrar diariamente que nosso esforço visa melhorar a vida de todos, sem deixar ninguém para trás e cuidando do nosso povo”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login