Mundo
Escritora Sally Rooney vai doar parte dos direitos autorais para apoiar Palestina Action
Sally Rooney, escritora irlandesa conhecida por seu livro de sucesso “Pessoas Normais” (2018), anunciou que vai destinar uma parte dos seus direitos autorais, incluindo os referentes às versões televisivas de seus romances, para a organização britânica “Palestina Action”, que foi banida no Reino Unido.
Aos 34 anos, Rooney declarou em um artigo no The Irish Times que pretende usar a renda e a visibilidade que seu trabalho proporciona para fortalecer a causa da Palestina Action, um grupo que defende os direitos dos palestinos.
Ela recebeu, segundo o jornal, rendimentos da BBC por conta das adaptações televisivas de “Pessoas Normais” (2020), que teve grande destaque mundial, e “Conversas entre Amigos” (2022).
Em julho, o governo do Reino Unido proibiu a Palestina Action e incluiu o grupo na lista de organizações terroristas após atos de vandalismo em uma base aérea. Desde então, mais de 700 pessoas foram detidas, e cerca de 60 processadas por manifestações de apoio, incluindo o uso de faixas nos protestos.
Rooney reafirma seu apoio ao grupo, dizendo que, mesmo que seja considerada uma acusada por promover o terrorismo de acordo com a lei britânica, continuará ao lado da Palestina Action. Ela também lamenta não poder publicar seu artigo em um jornal britânico, pois isso seria ilegal atualmente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login