Conecte Conosco

Economia

Haddad foca nas variáveis que o governo controla, não nas previsões do mercado

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (18) que sua principal preocupação está na gestão das variáveis econômicas sob controle do governo, contrariando as projeções frequentemente feitas pelo mercado financeiro para as variáveis macroeconômicas.

“Às vezes, foco mais na administração das variáveis que o governo influencia diretamente, especialmente a trajetória fiscal e a taxa Selic. O desafio é equilibrar cortes de gastos e sua reposição, considerando os impactos fiscais”, explicou Haddad, ao comentar sobre as expectativas do mercado para a economia do país.

Haddad participou pela manhã do seminário “Brazil 2030: Fostering Growth, resilience and productivity”, promovido pelo Financial Times e CNBC em São Paulo.

Segundo ele, frequentemente as projeções são guiadas por emoções mais do que pela razão. Ele citou o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, que costumava brincar dizendo que as previsões dos economistas servem para dar crédito a astrólogos, que às vezes acertam mais.

O ministro ressaltou que a economia brasileira cresceu quase 7% nos últimos dois anos e que as estimativas do PIB para este ano estão sendo revisadas para cima por diversos analistas. Além disso, destacou que a inflação projetada para este ano será inferior à do ano anterior.

“Houve muitos que previram que o crescimento pararia e que a inflação dispararia, mas atualmente percebe-se uma inflação mais baixa. Eu mesmo, em janeiro, disse que compraria dólar a R$ 5,70, e agora a cotação está em R$ 5,40”, comentou Haddad. Ele enfatizou que esse tipo de previsão imprecisa coloca a própria profissão de economista sob suspeita.

Ele explicou que a equipe econômica observa as projeções, mas mantém a independência para tomar decisões e ajustar as medidas fiscais conforme necessário.

Haddad também elogiou a competência dos economistas de sua equipe, destacando que são profissionais reconhecidos e capacitados para desempenhar suas funções com autonomia e responsabilidade.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados