Economia
Conflito no Delivery: Keeta acusa 99Food de bloquear restaurantes
Keeta, empresa brasileira pertencente à gigante chinesa de delivery Meituan, entrou com uma ação judicial nesta quinta-feira em São Paulo contra sua concorrente chinesa, 99Food, acusando-a de impedir sua entrada no mercado de entregas.
A iniciativa surge enquanto a Keeta planeja iniciar suas operações no Brasil ainda este ano. A 99Food, que recentemente anunciou seu retorno ao setor após encerrar suas atividades em 2023, é alvo da ação.
No processo judicial, obtido por este veículo, a Keeta denuncia que a 99Food estaria firmando contratos com redes de restaurantes que incluem uma cláusula que proíbe a parceria com a Keeta, descrita como “cláusula de banimento”.
A empresa alega que cerca de 100 restaurantes já foram contatados pela 99Food, que teria oferecido R$ 900 milhões para que aceitassem tais restrições.
De acordo com a Keeta, os restaurantes contratados pela 99Food não podem manter qualquer tipo de relação comercial, contratual ou institucional com empresas do grupo Meituan, durante o período de vigência do contrato.
A Keeta informa que planeja ter 1.500 funcionários e já conta com mais de 100 mil entregadores cadastrados, dos quais quase 40 mil atuam em São Paulo.
Conhecida na China pelo uso de drones nas entregas, a Keeta também atua no Oriente Médio.
A Keeta destaca que essa cláusula de exclusividade da 99Food não se aplica ao iFood, líder do segmento no Brasil.
“O iFood mantém contratos exclusivos com alguns restaurantes e redes, mas para aqueles que não estão vinculados por esses contratos, a 99Food os proíbe de firmar parceria com a Keeta, bloqueando efetivamente a entrada de novos concorrentes no mercado brasileiro, que fica restrito apenas a iFood e 99Food”, afirma a Keeta.
A ação, conduzida pelo escritório TozziniFreire, também menciona que a 99Food estaria aplicando a mesma prática contra a Rappi.
Ação sobre uso de anúncios no Google
No dia 8 de agosto, a Keeta já havia solicitado à Justiça de São Paulo uma liminar para impedir a 99Food de utilizar seu nome em anúncios pagos no Google.
Segundo o processo, o Google Ads permite que empresas comprem palavras-chave para destacarem anúncios em pesquisas. A Keeta afirma que, sempre que alguém pesquisa por “Keeta”, aparecem apenas anúncios da 99Food, o que confunde consumidores e parceiros.
Essa prática, conforme a Keeta, tem o objetivo de ampliar o alcance da 99Food e prejudicar sua concorrência.
A empresa acusa a 99Food de adotar estratégias para boicotar sua entrada no mercado brasileiro desde que tomou conhecimento dos planos da Keeta.
A 99Food não se manifestou a respeito.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login