Conecte Conosco

Economia

Governo brasileira rebate os EUA e nega práticas injustas no comércio

Publicado

em

O governo brasileiro entregou nesta segunda-feira (18) aos Estados Unidos um documento detalhando as investigações feitas pela administração americana em vários setores, incluindo finanças (como o Pix), comércio, tecnologia digital, desmatamento, combate à corrupção e propriedade intelectual.

Esta ação representa a resposta do governo do presidente Lula às preocupações levantadas pelos EUA.

Em 9 de julho, o ex-presidente Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para este mês. Posteriormente, os EUA iniciaram uma investigação ao Brasil com base na Seção 301 da legislação comercial americana.

Tanto o sistema de pagamentos Pix quanto o comércio da Rua 25 de Março, em São Paulo, foram incluídos na análise.

O Pix, criado pelo governo brasileiro e amplamente utilizado pela população para transações financeiras, está sob escrutínio, mas autoridades brasileiras não pretendem alterar um sistema que tem mostrado sucesso.

Espera-se que, após o envio do relatório, representantes dos EUA e do Brasil discutam essa questão em uma audiência pública programada para o início de dezembro deste ano.

Se o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) concluir que o Brasil adota práticas comerciais anticompetitivas, poderão ser aplicadas sanções, como imposição de novas barreiras tarifárias aos produtos brasileiros. Este processo deverá durar, no mínimo, um ano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados