Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula recebe líderes do Republicanos para tratar de IR e Congresso

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira (19) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e os principais representantes do Republicanos: Marcos Pereira (SP), Silvio Costa Filho (PE) e Gilberto Abramo (MG). O encontro aconteceu durante um almoço no Palácio do Alvorada.

O convite foi feito pelo próprio presidente, que buscou debater a aproximação com o Congresso e o progresso da proposta que elimina o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Essa iniciativa faz parte das promessas de campanha de Lula e o governo espera que seja aprovada até setembro.

Autoridades do Republicanos confirmaram o encontro destacando que um convite do presidente não pode ser recusado. Nos bastidores, assessores do Palácio do Planalto avaliam que essa ação é uma tentativa de Lula de se reaproximar dos partidos do centrão, em meio às dúvidas sobre o apoio das legendas na eleição presidencial de 2026.

Além disso, a reunião tem um objetivo político imediato: assegurar o apoio para a votação da proposta de isenção do Imposto de Renda, considerada uma prioridade pelo governo e que está sob a relatoria do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O evento ocorre num contexto de afastamento do Republicanos em relação ao governo. O presidente da sigla, Marcos Pereira, afirmou recentemente que o partido deve permanecer independente em 2026, sem apoio formal à candidatura do PT.

— Nós somos independentes e sempre fomos independentes — declarou Marcos Pereira.

Apesar disso, auxiliares de Lula consideram o Republicanos fundamental para a gestão, principalmente tendo em vista que a presidência da Câmara está nas mãos de Hugo Motta. A presença de Hugo Motta no almoço é vista como um sinal de conciliação e uma forma de testar a disposição do partido em colaborar com o governo.

Nas últimas semanas, Lula também se encontrou com ministros e líderes do PSD, MDB e União Brasil, outras legendas de centro que estudam se distanciar do governo devido às movimentações políticas para as eleições do próximo ano. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também deve participar desses encontros.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados