Economia
Transpetro abre propostas para gaseiros e negocia mais navios com Petrobras

A Transpetro abrirá as propostas da licitação para oito gaseiros em sua frota no dia 22 de setembro, anunciou o presidente da empresa, Sergio Bacci, durante a feira naval Navalshore, realizada nesta terça-feira, 19, no Rio de Janeiro.
O executivo ressaltou que está em negociação com a Petrobras para incluir nove embarcações adicionais no Plano Estratégico 2026-2030 da holding.
“Estamos discutindo com a Petrobras o tipo de navio, seja Pemax ou MR2, ainda em fase de definição; e esperamos lançar mais uma licitação no próximo ano para atingir a meta de 25 navios”, declarou Bacci após a abertura da Navalshore.
Por solicitação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, junto com a abertura das propostas dos gaseiros, será anunciada também a licitação para a construção de quatro navios MR1 de porte médio. A expectativa é que esse edital atraia um número significativo de estaleiros interessados.
“Recebemos muitas consultas através do sistema de compras da Petrobras, Petronect, incluindo de estaleiros chineses. Selecionaremos a proposta mais vantajosa para a empresa”, explicou Bacci, destacando que os estaleiros brasileiros têm condições competitivas para concorrer.
Ele também manifestou o desejo de evitar o cenário da licitação anterior para quatro barcaças, que teve apenas uma proposta com preço elevado e acabou sendo desconsiderada. “Ainda não lançamos essa licitação, mas esperamos maior interesse. Para isso, ampliamos o número de quatro para vinte barcaças, o que deve torná-la mais atraente”, afirmou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login