Conecte Conosco

Economia

Passageiros em voos domésticos no Brasil chegam a 9 milhões em julho, novo recorde

Publicado

em

O total de passageiros em voos nacionais atingiu a marca de 9 milhões em julho pela primeira vez no Brasil, conforme levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos baseado em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com divulgação prevista para esta quarta-feira (20).

Foram exatamente 9.031.000 pessoas que viajaram de avião dentro do país, estabelecendo um recorde não só para o mês de julho, mas para qualquer mês desde que os dados começaram a ser coletados em 2000.

O recorde anterior era de 8,9 milhões de passageiros registrados em julho de 2015.

O crescimento contínuo da renda dos trabalhadores brasileiros e a retomada de muitos voos suspensos durante a pandemia contribuem para a expansão do setor aéreo.

O aumento no número de passageiros que voaram no Brasil em julho representou uma elevação de 6% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Incluindo os voos internacionais, o total de passageiros foi de 11,6 milhões em julho, com um crescimento de 7,5%.

Nos primeiros sete meses do ano, o volume total chegou a 73,4 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, aumento de 9,6% em comparação com o mesmo período de 2024.

A maior parte dos viajantes realizou viagens apenas dentro do território nacional, somando 57 milhões de passageiros. Outros 16,4 milhões foram passageiros em voos com origem ou destino no exterior, representando um crescimento de 15%, quase o dobro do ritmo registrado no mercado internacional.

“Se esse ritmo de crescimento permanecer durante o segundo semestre, o total de passageiros em 2025 poderá alcançar cerca de 130 milhões, evidenciando a expansão do mercado aéreo e da infraestrutura aeroportuária do país”, explicou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. Ele também lembrou que em 2024 circularam 118 milhões de viajantes pelos aeroportos brasileiros.

O aumento do número de passageiros nos aeroportos do Rio de Janeiro, de janeiro a julho, foi de 18,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quase o dobro da média nacional de crescimento de 9,6%.

Os aeroportos do Galeão e Santos Dumont juntos registraram 13,2 milhões de passageiros domésticos e internacionais.

Analisando separadamente cada aeroporto, de janeiro a julho de 2025, o Galeão cresceu 25% com 9,8 milhões de passageiros, enquanto o Santos Dumont teve aumento de 3%, totalizando 3,4 milhões de viajantes.

O Galeão é o terceiro aeroporto com maior movimento no Brasil, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, localizados em São Paulo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados