Notícias Recentes
Operação investiga grupo do golpe do falso advogado em São Paulo

Uma ação integrada da Polícia Civil de vários estados foi iniciada nesta quarta-feira (20/8) para capturar uma organização criminosa responsável pelo conhecido “golpe do falso advogado”, que invadiu os sistemas do Tribunal de Justiça e do governo federal em várias regiões do país.
Ao todo, foram emitidos 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, com as investigações começando em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
Foi identificado que pessoas físicas e jurídicas utilizavam identidades de advogados catarinenses e dados de processos judiciais para enganar vítimas, visando obter lucro ilegalmente.
Em São Paulo, com o suporte do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão foram cumpridos em diversas cidades, incluindo a capital, Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Vicente.
Participam da operação membros do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e policiais de grupos especiais como Garra e Dope, além de seccionais municipais.
Contexto do golpe do falso advogado
Diante do aumento desse tipo de fraude no país, a OAB lançou uma campanha nacional para orientar e proteger a população contra essas tentativas de golpe.
Os criminosos usualmente persuadem as vítimas a enviar dinheiro via Pix para liberar supostos valores, utilizando fotos, nomes e detalhes extraídos de processos judiciais para ganhar confiança.
Para verificar a autenticidade dos advogados, a população pode consultar o site ConfirmADV. Caso alguém tenha sido vítima do golpe ou feito pagamentos indevidos, a denúncia pode ser feita diretamente pelo canal oficial da OAB Nacional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login