Economia
Exportações, emprego e investimentos podem cair com nova tarifa
A imposição de tarifas elevadas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode resultar na primeira redução das exportações do Brasil em 21 meses. Esse impacto negativo é esperado também nos investimentos e no emprego dentro da indústria nacional.
A previsão vem da Sondagem Industrial divulgada nesta quarta-feira (20) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o estudo, o índice que avalia as expectativas de exportação da indústria para os próximos seis meses caiu 5,1 pontos em agosto, chegando a 46,6 pontos.
Quando o índice está abaixo de 50 pontos, indica que os empresários esperam uma diminuição nas exportações do setor.
“A deterioração da expectativa para as exportações da indústria está fortemente associada às incertezas do cenário internacional, principalmente devido à nova política comercial americana”, explica a analista da CNI, Isabella Bianchi.
Queda no emprego apesar do aumento na produção
Segundo a CNI, os efeitos das medidas adotadas pelos Estados Unidos contribuíram para a redução do número de trabalhadores da indústria, observada em julho de 2025, mesmo com a produção do setor apresentando crescimento.
“Após cair dois pontos em agosto, o índice de expectativa para o número de empregados caiu para 49,3 pontos. Isso indica que os empresários acreditam que o número de postos de trabalho no setor não irá mais aumentar nos próximos seis meses”, informou a CNI, destacando a diminuição do contingente de trabalhadores entre junho e julho.
O índice de produção alcançou 52,6 pontos em julho, indicando crescimento da produção industrial em comparação a junho.
“Os índices de expectativa para demanda e compra de insumos e matérias-primas reduziram em agosto. O primeiro diminuiu 2,3 pontos, ficando em 53,1 pontos; o segundo, caiu 1,6 ponto, para 52,1 pontos”, informou a CNI.
“No entanto, como permanecem acima dos 50 pontos, ainda indicam crescimento para os próximos meses, embora em ritmo menor que o observado em julho”, complementou.
Redução nos investimentos e estabilidade na capacidade instalada
Os empresários também demonstram menor disposição para investir. O índice de intenção de investimento diminuiu 1,6 ponto, ficando em 54,6 pontos, o menor valor desde outubro de 2023. Mesmo assim, o índice permanece 2,1 pontos acima da média histórica de 52,5 pontos.
O levantamento revelou estabilidade na utilização da capacidade instalada (UCI), mantendo-se em 71%. Esse percentual é o mesmo registrado em julho de 2024 e supera em dois pontos percentuais o índice de julho de 2023, que foi 69%.
Estoques mantidos sob controle
Foi observada estabilidade no índice que mede a evolução do nível de estoques, em 50,1 pontos.
Quanto ao índice de estoque efetivo em relação ao planejado, foi registrado 49,9 pontos, indicando que os estoques estão alinhados ao que foi planejado pelos empresários industriais.
A Sondagem Industrial entrevistou 1.500 empresas, sendo 601 de pequeno porte, 518 de médio porte e 381 de grande porte. A pesquisa foi realizada entre 1º e 12 de agosto de 2025.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login