Mundo
G7 apoia Ucrânia e alerta que Irã não deve ter arma nuclear
O G7 soltou um comunicado importante nesta quarta-feira, 20, reforçando seu apoio à Ucrânia e criticando a guerra iniciada pela Rússia.
O grupo declarou seu apoio firme ao povo ucraniano, destacando a necessidade de medidas de segurança eficazes para proteger o país contra qualquer ataque futuro.
Também condenaram o envio de armas à Rússia pela Coreia do Norte e pelo Irã, além do envio de componentes militares pela China. O G7 afirma que continuará combatendo quem apoia o conflito promovido pela Rússia.
O grupo ressaltou a importância da segurança nuclear na Ucrânia, especialmente na Usina de Zaporizhzhia, e manifestou apoio para que um cessar-fogo definitivo e uma paz justa e duradoura sejam alcançados.
Irã
Sobre o Irã, o G7 foi enfático ao afirmar que o país não pode possuir ou adquirir armas nucleares e pediu a retomada das negociações para um acordo nuclear completo.
O comunicado ressalta que o Irã deve continuar no Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e cooperar plenamente com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), fornecendo todas as informações necessárias sobre seu material nuclear.
O grupo também demonstrou preocupação com a proliferação de mísseis balísticos e o apoio iraniano a grupos como Hamas, Hezbollah, houthis e milícias no Iraque.
Além disso, o G7 defende a aplicação completa de convenções relacionadas a armas químicas e biológicas, a prevenção de uma corrida armamentista no espaço e a regulamentação de tecnologias militares emergentes, incluindo inteligência artificial e biotecnologia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login