Notícias Recentes
Senado aprova Alessandro Facure como novo diretor-presidente da ANSN

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou na quarta-feira, 20, a indicação de Alessandro Facure Neves de Salles Soares para assumir a função de diretor-presidente da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). Caso a indicação seja confirmada em votação no plenário, Facure terá um mandato de quatro anos.
Graduado em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1999, Facure também é mestre pelo mesmo instituto (UFF, 2001) e doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006).
Desde 2002, ele desenvolveu sua carreira na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde ocupou cargos como chefe da Divisão de Aplicações Médicas e Pesquisa, além de coordenador-geral de Instalações Médicas e Industriais. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear na CNEN.
Facure tem trajetória acadêmica significativa, tendo sido professor de pós-graduação no Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) entre 2010 e 2017, além de lecionar desde 2016 no mestrado profissional em Física Médica da UERJ. É autor de 40 artigos científicos publicados em revistas especializadas nas áreas de proteção radiológica e física médica, além de orientar teses e dissertações.
A sabatina de Facure ocorreu durante um esforço concentrado no qual a Comissão avaliou 17 indicações para agências reguladoras. Na terça-feira, nove indicações foram aprovadas; na manhã de quarta-feira, outras quatro; e na parte da tarde, mais quatro foram deliberadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login