Conecte Conosco

Economia

Fed aponta risco de queda na economia com PIB fraco

Publicado

em

A ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, divulgada nesta quarta-feira, 20, revelou que a equipe técnica do Fed avalia que os riscos para a atividade econômica estão se inclinando para baixo devido ao crescimento fraco do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e à grande incerteza nas políticas econômicas.

O documento aponta que as tarifas devem pressionar a inflação neste ano e continuar a impactar em 2026. A previsão do Fed indica também uma desaceleração no mercado de trabalho, com a taxa de desemprego subindo acima do nível natural até o fim do ano, permanecendo elevada até 2027.

O Comitê observou que os indicadores econômicos mostraram um crescimento mais lento no primeiro semestre de 2024, embora o desemprego ainda esteja baixo e o mercado de trabalho, sólido.

Entretanto, alguns membros detectaram sinais de enfraquecimento econômico. Dois dirigentes que discordaram da decisão de manter as políticas atuais, Christopher Waller e Michelle Bowman, alertaram para um aumento considerável do risco de perda de empregos.

Em relação ao crédito, a avaliação da equipe técnica indicou que, no segundo trimestre, o desempenho foi estável em geral, embora o crédito para pequenas empresas continuasse limitado, refletindo a fraca demanda dos tomadores.

O documento destacou ainda que houve um aumento significativo nas inadimplências de empréstimos estudantis no primeiro trimestre, após o término do período de carência para pagamentos, segundo análise da equipe técnica.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados