Conecte Conosco

Economia

Fed aponta impactos visíveis das tarifas na economia dos EUA

Publicado

em

Dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) observaram que os efeitos das tarifas estão se tornando mais evidentes nos dados econômicos, refletidos nos recentes aumentos da inflação de produtos, enquanto a inflação nos serviços segue desacelerando, conforme relatado na ata da última reunião do Fed, divulgada em 20 de setembro.

O documento ressalta que muitos participantes acreditam que levará algum tempo até que os impactos completos das tarifas mais altas sejam percebidos nos preços ao consumidor, tanto de bens quanto de serviços.

Entre os motivos citados estão o estoque acumulado antes das tarifas elevadas, a lenta transferência dos custos dos insumos para os preços finais, a renovação gradual dos contratos, a manutenção das relações comerciais entre fornecedores e clientes, aspectos ligados à cobrança das tarifas e negociações comerciais ainda em curso.

A ata indica ainda que as evidências até o momento mostram que os exportadores estrangeiros assumem apenas uma pequena parcela do aumento das tarifas, o que significa que as empresas e consumidores internos suportam a maior parte dos custos.

Alguns membros mencionaram que as empresas tendem a repassar essas despesas aos consumidores finais com o tempo. Por outro lado, outros destacaram que medidas como buscar novos fornecedores, modificar processos produtivos, reduzir margens de lucro, implementar uma gestão mais rigorosa dos salários e investir em eficiência, por meio de automação e tecnologias inovadoras, têm sido adotadas para diminuir o impacto total do aumento dos preços.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados