Economia
Mercado americano fecha em baixa
O mercado financeiro dos Estados Unidos encerrou o dia em baixa na quarta-feira (20), com os investidores aguardando a reunião de líderes de bancos centrais globais em Jackson Hole. Enquanto isso, houve uma contínua venda das ações do setor tecnológico.
O índice Dow Jones finalizou praticamente estável (+0,04%), o Nasdaq, que representa o setor de tecnologia, caiu 0,67%, e o índice mais abrangente S&P 500 recuou 0,24%.
José Torres, da Interactive Brokers, destacou que “o sentimento de aversão ao risco predominou em Wall Street hoje, com os ‘Sete Magníficos’ — nome dado aos grandes nomes da tecnologia — puxando os índices para baixo.”
Entre as maiores empresas, as quedas foram: Alphabet (-1,12%), Amazon (-1,84%), Apple (-1,97%), Meta (-0,50%), Microsoft (-0,79%), Nvidia (-0,14%) e Tesla (-1,64%).
Tim Urbanowicz, da Innovator Capital Management, comentou à AFP que “muitas dessas empresas estavam com preços acima do valor real”.
Um fator importante para o movimento foi a divulgação, no início da semana, de um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que questionou a lucratividade dos investimentos em inteligência artificial (IA) para as empresas.
Urbanowicz aconselhou cautela diante da valorização dessas companhias e alertou para evitar excessos de confiança nesses preços.
Além disso, os investidores estão curiosos para saber se o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicará uma política mais flexível em seu discurso no simpósio anual de Jackson Hole, lembrado por José Torres.
A conferência em Jackson Hole, em Wyoming, reúne líderes dos principais bancos centrais mundiais no final desta semana.
A maior parte do mercado espera uma possível redução nas taxas de juros após a próxima reunião do Fed, marcada para os dias 16 e 17 de setembro, conforme indicador do CME, FedWatch.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login