Brasil
PF acha no celular de Bolsonaro pedido de asilo a Milei

A Polícia Federal (PF) encontrou no celular de Jair Bolsonaro um documento em que o ex-presidente cogita pedir asilo político ao presidente argentino, Javier Milei.
O arquivo foi localizado no aparelho de Bolsonaro, após uma operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, relacionada a um inquérito sobre sanções dos Estados Unidos contra o Brasil.
O documento de 33 páginas estava salvo desde 2024, ano em que Bolsonaro foi alvo de outra investigação ligada a acusações sobre um suposto golpe.
Em um trecho, o pedido de asilo cita que o ex-presidente se considera perseguido politicamente em seu país e que foi alvo de medidas cautelares.
Na quarta-feira (20), Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados por coação no processo e tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito, após investigações sobre a atuação de Eduardo para pressionar o governo dos EUA a tomar medidas contra o Brasil e ministros do Supremo Tribunal Federal.
Eduardo Bolsonaro pediu licença do cargo e mudou-se para os Estados Unidos alegando perseguição política. Bolsonaro é investigado por enviar dinheiro via Pix para custear essa estadia.
Bolsonaro também responde como réu em ação penal relacionada à trama golpista no Supremo.
Segundo a PF, Bolsonaro fez viagem à Argentina para participar da posse de Milei logo após finalizar a última versão do pedido de asilo em 5 de dezembro de 2023. A viagem ocorreu entre 7 e 11 de dezembro.
De acordo com as apurações, o documento poderia ser usado para facilitar a fuga de Bolsonaro para a Argentina.
“As informações coletadas mostram que o ex-presidente possuía um documento que permitiria sua saída do Brasil em direção à Argentina, especialmente após a investigação da Polícia Federal que identificou evidências e autores de crimes relacionados à tentativa de derrubar o Estado Democrático de Direito por meio de organização criminosa”, explicou a PF.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login