Mundo
EUA mandam três navios de guerra para próxima à Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou três navios de guerra para a costa da Venezuela com a justificativa de fortalecer a luta contra o tráfico de drogas, conforme informou uma fonte próxima à operação nesta quarta-feira (20).
A ação foi tomada após o governo de Trump aumentar para 50 milhões de dólares (273,6 milhões de reais) a recompensa por informações que levem à captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado pela justiça americana de supostos vínculos com o narcotráfico.
Os três navios, equipados com sistema de mísseis guiados Aegis, estão se dirigindo para águas do mar do Caribe próximas à Venezuela, segundo a fonte que preferiu manter anonimato, em declaração à AFP.
A mídia americana também noticiou que Washington planeja enviar cerca de 4 mil fuzileiros navais à região.
Washington não reconhece as últimas duas reeleições de Maduro e o acusa de comandar o chamado Cartel de los Soles, considerado uma organização criminosa.
Ao ser questionada sobre o envio de tropas, a Casa Branca afirmou que Trump usaria “todos os recursos” para combater o narcotráfico.
“O presidente Trump deixou claro e repetido que está disposto a utilizar todo o poder americano para impedir que drogas inundem nosso país e levar os responsáveis à justiça”, declarou a secretária de imprensa de Trump, Karoline Leavitt.
Ela qualificou o governo venezuelano como um “cartel do narcoterrorismo”.
“Para esta administração, Maduro não é um presidente legítimo, mas sim um líder fugitivo desse cartel, que foi acusado nos Estados Unidos por tráfico de drogas para este país”, acrescentou a porta-voz.
Recentemente, Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos para responder às ameaças vindas de Washington.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login