Economia
Governo irá comprar alimentos perecíveis que seriam exportados, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou na noite desta quarta-feira (20), durante uma entrevista à Voz do Brasil, que o governo brasileiro vai adquirir produtos perecíveis, como frutas, peixes e carnes.
De acordo com Teixeira, esses alimentos terão como destino a merenda escolar, a alimentação das Forças Armadas, hospitais, restaurantes universitários e os programas de compra de alimentos voltados para populações em situação de insegurança alimentar.
“O governo incentivará estados e municípios a comprarem esses produtos através dos programas públicos de alimentação escolar”, declarou. Paulo Teixeira ressaltou que isso garantirá uma merenda escolar de qualidade superior.
Ele também mencionou que a regulamentação é necessária porque alguns setores conseguem redirecionar esses produtos para o exterior rapidamente.
Como exemplo, citou a castanha, que é destinada à Europa, e o café, ressaltando que não há substitutos para o café brasileiro no momento.
Quanto à carne, o ministro explicou que pode ser estocada e congelada para ser redistribuída internamente. Contudo, produtos mais perecíveis, como mel, açaí, uva e peixes, serão absorvidos pelos programas nacionais de compras públicas.
“O governo incluirá cláusulas em todos os seus editais para garantir a compra desses alimentos, prevenindo o desperdício”, garantiu.
Teixeira destacou que essas compras protegerão os pequenos produtores e toda a cadeia produtiva. Os exportadores venderão seus produtos pelo preço praticado no mercado nacional. “O governo não pode pagar o preço em dólar, que é o valor da exportação, mas pode pagar o preço do mercado interno”, explicou o ministro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login