Notícias Recentes
Pressão aumenta para Bolsonaro apoiar outro candidato; bolsonaristas preferem Michelle
Pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada em 21 de agosto indica que 65% dos participantes acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pode se candidatar, deveria desistir da disputa em 2026 e apoiar outro nome. Esse número cresceu três pontos percentuais comparado à pesquisa de julho.
O grupo que deseja que o ex-presidente mantenha a candidatura permaneceu estável, variando de 28% para 26%, estando dentro da margem de erro. Já 9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
A amostra incluiu 12.150 pessoas a partir dos 16 anos, entrevistadas presencialmente entre 13 e 17 de agosto, com confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.
Entre os eleitores que se identificam como apoiadores de Bolsonaro, a preferência é pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 36% das menções.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), recebeu 15%, seguido pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 10%. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR), obtiveram 8% cada.
Outros mencionados foram Pablo Marçal (6%), Ronaldo Caiado (3%) e Romeu Zema (2%). Eduardo Leite não pontuou, 5% escolheram “nenhum destes” e 7% não souberam ou não responderam.
Considerando todos os eleitores, independentemente da preferência política, Michelle Bolsonaro lidera com 16%, tecnicamente empatada com Tarcísio de Freitas (14%) e Ratinho Jr. (10%). Outros nomes como Pablo Marçal, Eduardo Leite, Eduardo Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Flávio Bolsonaro aparecem com percentuais menores.
Um total de 21% dos participantes acredita que nenhum dos nomes apresentados deveria ser o candidato da direita e 13% não souberam ou preferiram não opinar.
Reeleição de Lula
A pesquisa também abordou se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria buscar a reeleição no próximo ano. Os resultados mostraram estabilidade, com 58% contrários à candidatura e 39% favoráveis, sendo que 3% não souberam ou não responderam.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login