Mundo
Uganda firma acordo para receber migrantes dos EUA

O governo de Uganda anunciou um acordo para aceitar migrantes que não cumpram os critérios para permanecer nos Estados Unidos, marcando mais um capítulo na iniciativa de Washington de realocar estrangeiros para outras nações.
A administração do presidente americano, Donald Trump, tem buscado transferir migrantes em situação irregular para países terceiros, após algumas nações se recusarem a aceitar seus próprios cidadãos repatriados.
Segundo Vincent Bagiire, secretário permanente do Ministério das Relações Exteriores de Uganda, “o acordo destina-se a cidadãos de outros países que não obtiveram asilo nos EUA e que estão hesitantes ou têm dúvidas quanto a retornar às suas terras natais”.
Este pacto é temporário e exclui pessoas com antecedentes criminais ou menores desacompanhados, conforme esclarecido por Bagiire. Ainda há uma preferência para a transferência de indivíduos provenientes de países africanos.
As partes envolvidas continuam a definir os detalhes do acordo.
Atualmente, Uganda é o país com a maior população de refugiados na África, abrigando quase 1,7 milhão de pessoas, conforme dados das Nações Unidas. Esse acordo se soma a iniciativas semelhantes realizadas por países do leste africano, como Ruanda e Sudão do Sul.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login