Economia
Rui Costa alerta que tarifa alta dos EUA dificulta exportações

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta quinta-feira que o aumento das taxas imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos estrangeiros acaba por tornar inviável a entrada de novas exportações no mercado americano. A taxa de 50% sobre produtos brasileiros está em vigor há cerca de duas semanas.
“O presidente dos EUA escolheu entrar em conflito com vários países, aplicando tarifas, por exemplo, para o Brasil, Índia, China, Europa, Canadá e México, que chegam a 50% e, em alguns casos, até 100%. Isso dificulta muito a entrada dos produtos de fora nos Estados Unidos”, explicou Rui Costa durante entrevista à Rádio Baiana FM.
De acordo com informações divulgadas pelo Globo, o início dessa taxação criou um ambiente de incerteza e desaceleração na economia mundial. Em junho, o Banco Mundial revisou para baixo a previsão de crescimento global em 2025, reduzindo-a de 2,7% para 2,3%, uma baixa não vista em 17 anos, desconsiderando-se as recessões de 2009 e 2020. O banco destaca que os mercados emergentes agora devem crescer em média 3,8%, ante uma expectativa prévia de 4,1% antes das tarifas americanas.
No cenário brasileiro, o IBC-Br, indicador que antecipa o desempenho do PIB, apresentou queda de 0,1% em junho em relação ao mês anterior. Ainda que 694 produtos brasileiros tenham sido excluídos das tarifas pelo decreto de Trump, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese) projeta que essa medida pode resultar na perda de até 726 mil empregos no Brasil, no pior cenário previsto.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login