Conecte Conosco

Mundo

Furacão Erin afeta áreas litorâneas do leste dos EUA

Publicado

em

O furacão Erin causou alagamentos em partes do litoral dos estados da Carolina do Norte e Virgínia na madrugada desta quinta-feira (21), ao se aproximar do continente dos Estados Unidos.

Ondas grandes inundaram a rodovia 12, que liga a cadeia de ilhas Outer Banks, tornando algumas áreas intransitáveis, conforme imagens divulgadas pelas autoridades locais.

Isso mostra o potencial da poderosa tempestade em gerar marés perigosas a centenas de quilômetros do seu centro.

Embora a região do Atlântico Médio tenha sido a mais afetada, o Centro Nacional de Furacões (NHC) alertou os banhistas de toda a Costa Leste para evitarem nadar, prevenindo riscos de condições potencialmente fatais.

Em uma atualização matinal, o NHC informou que Erin, de categoria 2, apresentava ventos de 169 km/h e seguia lentamente para o norte-nordeste. Prevê-se que ela enfraqueça ao se deslocar para o mar nos próximos dias.

A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro.

Apesar de um começo relativamente calmo, com somente cinco grandes tempestades até agora, incluindo Erin, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém a previsão de uma temporada acima do comum.

Cientistas comentam que as mudanças climáticas tornam os ciclones tropicais mais intensos: oceanos mais quentes aumentam os ventos, a atmosfera aquecida intensifica as chuvas e o aumento do nível do mar eleva as marés causadas pelas tempestades.

Há também indícios, ainda que menos conclusivos, de que as mudanças climáticas possam estar elevando a frequência dos furacões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados