Conecte Conosco

Mundo

ONU pede fim das punições dos EUA a instituições internacionais

Publicado

em

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, apelou nesta quinta-feira (21) para que parem as ações retaliatórias dos Estados Unidos contra as instituições internacionais e seus membros, após a imposição de novas sanções contra integrantes do Tribunal Penal Internacional.

Türk destacou em um comunicado que os países devem assegurar que essas sanções não sejam efetivadas e redobrar os esforços para proteger as organizações que promovem os direitos humanos e o Estado de Direito.

Na quarta-feira, os Estados Unidos anunciaram novas medidas punitivas contra o Tribunal Penal Internacional, acusando-o de parcialidade, afetando quatro magistrados.

Estas ações somam-se às anteriores, adotadas contra juízes e o procurador do tribunal nos últimos meses.

O líder de direitos humanos da ONU condenou as punições aplicadas a juízes e promotores que atuam conforme o direito internacional, afirmando que tais medidas comprometem a justiça e ameaçam o Estado de Direito.

Türk solicitou a revogação das sanções contra os quatro magistrados recentemente afetados, bem como contra outros juízes e o procurador do TPI, Karim Khan.

Também exigiu a retirada das penalidades impostas à relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para os territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados