Conecte Conosco

Mundo

EUA e Europa discutem meios militares para promover paz na Ucrânia

Publicado

em

Oficiais de alto escalão dos Estados Unidos e da Europa realizaram encontros nesta semana visando discutir meios militares como parte dos esforços para negociar o término da destrutiva guerra na Ucrânia, informou o Exército americano nesta quinta-feira (21).

O general americano Dan Caine e seus equivalentes da Finlândia, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Ucrânia juntaram-se em Washington na terça e quarta-feira, conforme declaração de um porta-voz do Estado-Maior Conjunto dos EUA.

“Foram criadas opções militares para apoiar as negociações e alcançar uma paz estável na Europa”, que “serão apresentadas aos conselheiros de segurança nacional de cada país para consideração adequada nos esforços diplomáticos em andamento”, afirmou o comunicado.

Detalhes sobre as possíveis opções não foram revelados, mas a reunião ocorreu enquanto um grupo de aliados, liderado pelo Reino Unido e França, organiza uma coalizão militar para desencorajar futuras ofensivas russas contra a Ucrânia.

No primeiro dia das conversações em Washington, um representante da Defesa dos Estados Unidos informou à AFP que os líderes militares debateriam as “melhores estratégias para um possível acordo de paz com a Ucrânia”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, busca encerrar o conflito na Ucrânia, que já dura mais de três anos, através de diálogos com seus correspondentes ucraniano, Volodmir Zelensky, e russo, Vladimir Putin.

Apesar de Trump ter revogado antigas políticas ocidentais de isolamento do líder russo, ainda não houve progressos significativos rumo a um acordo pacífico.

Na quinta-feira, Moscou culpou Kiev por não mostrar interesse em uma paz duradoura e por pretender obter garantias de segurança que não coincidem com os interesses russos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados