Conecte Conosco

Mundo

Conflito na Colômbia deixa oito mortos após ataque com drone

Publicado

em

Oito pessoas perderam a vida e outras oito ficaram feridas nesta quinta-feira (21) em decorrência de confrontos e de um ataque realizado com drone por uma dissidência da guerrilha das Farc na região noroeste da Colômbia, conforme informaram autoridades locais.

O incidente teve lugar no departamento de Antioquia, durante uma ação destinada à erradicação de plantações de coca, em meio a uma grave escalada de violência no país, considerada a pior desde a assinatura do acordo de paz com as Farc em 2016.

Um representante da polícia declarou à AFP que os atacantes emboscaram um grupo responsável pela remoção das plantações de folha de coca, base para a produção de cocaína, além de atingir um dos helicópteros envolvidos na operação com um drone, resultando na queda da aeronave.

Até o momento, não há confirmação se as vítimas estavam a bordo do helicóptero.

De acordo com o ministro da Defesa, Pedro Sánchez, os responsáveis por este ataque são membros de uma dissidência da antiga guerrilha das Farc.

Inicialmente, as autoridades haviam atribuído a ação ao cartel de Clã do Golfo, mas investigações posteriores indicam que o ataque foi realizado pela estrutura E36 das dissidências criminosas, sob o comando conhecido como Calarcá, conforme afirmou Pedro Sánchez na rede social X.

Imagens divulgadas mostraram o helicóptero sobrevoando a área antes de ser atingido por uma explosão e cair. Também foi possível ver uma fumaça densa saindo da região montanhosa.

Negociações de Paz

Os grupos sob liderança de Calarcá fazem parte do Estado-Maior Central, a maior coalizão de frentes que retomaram as armas após o acordo de paz entre a guerrilha e o governo.

Desde 2023, estes grupos tentavam negociações de paz com o governo do presidente Gustavo Petro, mas o líder máximo, Iván Mordisco, abandonou o diálogo após um ano, provocando uma divisão interna.

A facção liderada por Calarcá manteve as conversas, que tiveram poucos avanços. Um cessar-fogo firmado entre esta facção e as autoridades expirou em maio último, levando o governo a intensificar ações militares contra eles.

O emprego de drones com explosivos para atacar forças policiais, militares, grupos rivais e inclusive civis tem se tornado frequente no país.

Segundo relatório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, as vítimas de artefatos explosivos aumentaram significativamente nos primeiros meses de 2025, associadas principalmente ao uso crescente de drones.

A Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína, com recorde de 253 mil hectares cultivados em 2023. O governo atual promove um programa de erradicação voluntária das plantações, oferecendo incentivos financeiros aos agricultores para reduzir essas plantações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados