Economia
Claro investe R$ 1 bilhão na nuvem e aposta em PMEs

A Claro está expandindo sua atuação no segmento corporativo com um aporte de R$ 1 bilhão na plataforma Claro Cloud. Essa iniciativa marca também a unificação da estratégia da empresa, que agora opera sob a marca Claro Empresas, incorporando o legado adquirido da Embratel, cuja marca deixou de ser usada comercialmente em abril.
A plataforma Claro Cloud oferece soluções de grandes fornecedores globais como AWS, Oracle e Huawei, além de tecnologias próprias. Com uma interface intuitiva, a plataforma facilita que empresas com alto uso de serviços em nuvem gerenciem seus recursos de forma inteligente, em um ambiente seguro e pré-configurado que traz ferramentas para controle prático dos custos.
A proposta da Claro é tornar a transformação digital simples para negócios de todos os tamanhos.
“Oferecemos economia, proteção e flexibilidade, eliminando preocupações com escalabilidade, investimento em equipamentos e negociação com múltiplos fornecedores. Além disso, temos uma variedade de soluções digitais, incluindo segurança, gestão, colaboração, armazenamento, monitoramento e ERP”, explicou a Roberta Godoi, CEO da Unidade de Pequenas e Médias Empresas da Claro, em visita à Folha de Pernambuco ao lado do diretor regional no Nordeste, André Peixoto.
A executiva destacou que dividir a operação entre grandes corporações e PMEs reflete a importância desse último grupo para a economia brasileira.
“Pequenas e médias empresas são o motor da economia do país. Elas precisam de soluções modernas, similares às usadas por grandes empresas, e é isso que estamos oferecendo.”
Além da redução de custos, a Claro aposta em escalabilidade e inteligência artificial para otimizar recursos conforme a demanda. “Se a empresa ainda não utiliza a nuvem, iniciamos com um diagnóstico para entender suas necessidades e projetar um crescimento adequado, criando soluções personalizadas”, afirmou.
Hub de Soluções Digitais
A Claro também lançou o Hub de Soluções Digitais, um marketplace para contratação de serviços como e-mail, ERP, colaboração e armazenamento. Startups poderão incluir suas soluções na plataforma, ampliando o alcance para os clientes da Claro.
André Peixoto ressaltou que esse ecossistema é uma aposta para acelerar a digitalização no Brasil. “Temos várias parcerias em andamento, especialmente na região do Porto Digital, visando oferecer soluções integradas para empresas, cidades e tecnologia.”
Ele destacou a forte presença da Claro no Nordeste: “Somos líderes em móvel, TV e banda larga, presentes em todas as capitais e diversas cidades, o que reforça nosso compromisso de melhorar a qualidade e ampliar a infraestrutura. Equipamentos locais, que conhecem a cultura e as necessidades da região, fazem a diferença no atendimento ao cliente.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login