Conecte Conosco

Mundo

FBI realiza busca na casa de ex-assessor de Trump John Bolton, agora crítico

Publicado

em

A Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI) efetuou uma operação de busca na manhã desta sexta-feira (22) na residência de John Bolton, ex-conselheiro de Segurança Nacional durante o primeiro mandato de Donald Trump, que atualmente é um crítico ferrenho do ex-presidente.

Agentes do FBI foram vistos entrando e saindo de sua casa em um subúrbio de Washington na madrugada de sexta-feira, conforme relato de um jornalista da AFP.

“NINGUÉM está acima da lei… Os agentes do FBI estão cumprindo sua missão,” escreveu no X o diretor do FBI, Kash Patel, aliado próximo de Trump, sem detalhar o motivo da ação.

No início do ano, após retornar à Casa Branca, Donald Trump acusou John Bolton de divulgar “informações confidenciais durante seu mandato” entre 2018 e 2019.

O ex-presidente também retirou a proteção do Serviço Secreto de seu ex-assessor, que é a agência responsável pela segurança de figuras políticas importantes nos EUA, além de chamá-lo de “idiota” e cortar seu acesso a informações de segurança e inteligência.

Bolton declarou ter sido alvo de um complô iraniano para assassiná-lo entre 2021 e 2022, afirmando em janeiro que “a ameaça ainda existe”.

Segundo ele, o Irã pretendia vingar a morte do general Qassem Soleimani, que foi morto em 3 de janeiro de 2020 num ataque com drones no Iraque, ordenado por Trump durante seu primeiro mandato (2017-2021).

Bolton, um republicano de 76 anos, ganhou destaque internacional por ter sido embaixador na ONU sob a presidência de George W. Bush durante a guerra do Iraque.

Depois de deixar a Casa Branca, passou a criticar as políticas de Trump. Recentemente, fez duras críticas à reunião entre o presidente dos EUA e seu homólogo russo, Vladimir Putin, realizada no Alasca.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados