Economia
Fitch mantém nota ‘AA+’ para os EUA com previsão estável

A agência Fitch Ratings confirmou nesta sexta-feira, 22, a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira dos Estados Unidos como “AA+”, mantendo a perspectiva estável. O comunicado ressalta que essa avaliação reflete a força da economia americana, a elevada renda per capita, um ambiente de negócios competitivo e a enorme capacidade de financiamento devido ao papel do dólar como principal moeda de reserva mundial.
No entanto, a agência aponta desafios significativos para o país. São eles: déficits fiscais altos, um pesado encargo com juros e um nível de dívida governamental elevado e em crescimento, mais do que o dobro da mediana da categoria “AA”.
A Fitch observa que Washington ainda não implementou medidas efetivas para controlar seus deficitários fiscais significativos, o aumento da dívida pública e os gastos crescentes ligados ao envelhecimento da população.
A previsão é de que os déficits governamentais dos EUA permaneçam elevados, com uma estimativa de 6,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, crescendo para 7,8% em 2026 e 7,9% em 2027. O endividamento deve continuar aumentando, chegando a 124% do PIB até o final de 2027, mais que o dobro da mediana “AA” de 48,1% do PIB.
O comunicado destaca que o governo implementou sua agenda iniciando cortes de impostos, aumentando tarifas, promovendo deportações e reduzindo regulações federais, incluindo a aprovação da lei orçamentária em julho de 2025, que cumpre a maior parte das promessas fiscais feitas, como ampliação das deduções para impostos estaduais e locais, além de benefícios para horas extras e gorjetas.
De acordo com a agência, o dólar permanece sendo o principal ativo do país, proporcionando uma flexibilidade excepcional para o governo americano obter recursos financeiros.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login