Conecte Conosco

Economia

Mercados de NY disparam e Dow atinge recorde após sinal de alívio de Powell

Publicado

em

As bolsas de Nova York registraram fortes ganhos superiores a 1% nesta sexta-feira, 22, impulsionadas por declarações do Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), que sugeriram uma possível redução na taxa básica de juros dos EUA. O índice Dow Jones aumentou mais de 800 pontos, alcançando um novo recorde histórico. A perspectiva para um alívio monetário nos EUA em setembro ganhou força durante o dia.

O Dow Jones avançou 1,89%, fechando em 45.631,74 pontos. O S&P 500 subiu 1,52%, para 6.466,91 pontos, e o Nasdaq teve alta de 1,88%, encerrando a sessão em 21.496,53 pontos. Na semana, o Dow Jones valorizou 1,5%, o S&P 500 teve ganho de 0,3% e o Nasdaq apresentou queda de 0,6%.

Jerome Powell destacou que “os riscos de perda de empregos estão crescendo” e apontou que “os efeitos das tarifas sobre a inflação devem ser de curta duração”. Bancos como Santander, Deutsche Bank e Barclays ajustaram suas projeções para esperarem uma redução nas taxas de juros dos EUA já em setembro, e não mais em dezembro, como antes previsto.

O economista-chefe para os EUA no JP Morgan, Michael Feroli, afirmou que as declarações reforçaram sua expectativa de um corte de 0,25 ponto percentual em setembro, seguido por mais três reduções em encontros posteriores.

Na bolsa, o setor de consumo discricionário do S&P 500 teve o maior avanço, 3,18%. Os setores de energia e financeiro também cresceram, respectivamente, 1,99% e 1,6%.

Entre os papéis, a Amazon.com registrou alta de 3,1%. Bancos como Goldman Sachs, Citigroup, Bank of America e Morgan Stanley fecharam com ganhos acima de 2%. As companhias aéreas também subiram consideravelmente, com a American Airlines crescendo 7,8% e a Delta Airlines 6,7%.

Outro destaque foi a Intel que subiu 5,5%, após o presidente dos EUA, Donald Trump, indicar que a empresa teria concordado em um acordo com o governo americano, e que deseja adquirir 10% da fabricante de chips. Um representante da Casa Branca esclareceu que as negociações continuam em andamento, e nenhuma decisão final foi tomada, segundo a CNBC. Trump terá um encontro com o CEO da Intel ainda nesta sexta-feira.

As ações da Nvidia, líder na fabricação de chips para inteligência artificial, subiram 1,72%. Reportagens recentes indicaram que a empresa solicitou a alguns fornecedores que interrompessem a produção dos processadores H20 destinados ao mercado chinês.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados