Mundo
Salvadorenho liberto nos EUA após deportação por engano e prisão

Kilmar Ábrego García, um cidadão salvadorenho que foi deportado dos Estados Unidos por um equívoco, e posteriormente retornou ao país onde foi preso sob acusações de envolvimento com tráfico de migrantes sem documentação, foi liberado nesta sexta-feira (22), conforme notícia divulgada por seu advogado.
Ábrego García vive no estado de Maryland e é casado com uma cidadã americana. Seu caso ganhou destaque por representar os desafios da política de deportação em massa implementada pelo presidente Donald Trump.
Em março, ele foi deportado para El Salvador junto com mais de 250 homens, a maioria acusada erroneamente de participação em uma gangue venezuelana. Mais tarde, o governo norte-americano reconheceu que houve um erro administrativo, já que em 2019 uma ordem de deportação contra ele havia sido cancelada.
“Hoje, Kilmar Ábrego García está livre”, afirmou seu advogado, Sean Hecker, em comunicado. “Ele está a caminho de Maryland para se reencontrar com sua família após ter sido preso, deportado e encarcerado ilegalmente, resultado de uma ação punitiva do governo contra um homem que resistiu firmemente às repetidas violações do Estado de Direito. Ele é grato pelo acesso à justiça americana, que garantiu seu direito ao devido processo legal”, acrescentou Hecker.
Em junho, Ábrego García foi trazido de volta aos Estados Unidos, mas o governo de Trump iniciou um processo judicial contra ele no Tennessee, acusado de facilitar a entrada ilegal de migrantes. Um juiz local determinou, em 23 de julho, sua liberação enquanto aguarda o julgamento, marcado para 27 de janeiro de 2026.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login