Conecte Conosco

Notícias Recentes

Zambelli recebe segunda condenação do STF; pena é de 5 anos e 3 meses

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta sexta-feira, 22, que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) cumpra uma pena de cinco anos e três meses de prisão. Ela foi considerada culpada pelos crimes de porte irregular de arma de fogo e constrangimento ilegal com o uso da arma.

O julgamento ocorreu em sessão virtual, onde nove ministros votaram pela condenação e dois pela absolvição.

Esta é a segunda vez que a deputada do PL é condenada; atualmente, ela está detida na Itália, pois há um pedido de extradição feito pelas autoridades brasileiras. A deputada ainda tem a possibilidade de apresentar recurso contra a decisão.

Anteriormente, Zambelli já havia sido condenada por invasão dos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça.

O processo atual refere-se ao incidente em que a deputada sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo pouco antes do segundo turno das eleições de 2022. A rixa entre Zambelli e Luan iniciou-se após um evento político em São Paulo.

Os ministros que votaram pela condenação foram o relator do caso, Gilmar Mendes, além de Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Divergiram os ministros Nunes Marques e André Mendonça, indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nunes Marques defendeu a inocência no crime de porte ilegal de arma de fogo, considerando que o outro crime já está prescrito. Por sua vez, André Mendonça absolveu Zambelli do porte irregular de arma e aplicou uma pena de oito meses de prisão em regime aberto pelo constrangimento ilegal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados