Mundo
Asteroide homenageia a jovem brasileira Nicolinha, 12 anos

Nicole Oliveira Semião, uma jovem astrônoma de apenas 12 anos, natural de Alagoas, foi agraciada com uma homenagem única: um asteroide localizado no Cinturão Principal, entre Marte e Júpiter, recebeu seu nome.
O asteroide anteriormente conhecido como 2006 SU218 foi renomeado como (292352) Nicolinha em reconhecimento à Nicole Semião, carinhosamente chamada de Nicolinha, que se destaca na divulgação científica no Brasil, conforme comunicado do Observatório Nacional.
Emocionada com a homenagem, Nicole declarou: “Estou muito feliz e honrada por ter meu nome em um asteroide, que é o tema que eu mais amo na astronomia”.
O nome oficial foi divulgado no boletim número 5, edição 19, no dia 11 de agosto, pelo Working Group for Small Bodies Nomenclature (WGSBN) da União Astronômica Internacional (IAU).
Jailson Alcaniz, diretor do Observatório Nacional, comentou que a história de Nicolinha ilustra como a curiosidade e o interesse precoce pela ciência podem levar a conquistas importantes e inspirar jovens a seguir caminhos científicos. A homenagem também foi celebrada pelo Governo de Alagoas, que ressaltou que o céu agora tem um pedaço do estado representado na astronomia.
trajetória da jovem astrônoma
Conhecida como Nicolinha, a jovem já detectou 80 asteroides e ganhou reconhecimento internacional na área da astronomia. Desde pequena, ela tem se dedicado a divulgar a ciência e estimular outros estudantes a se engajarem em projetos de ciência cidadã.
Aos 6 anos, Nicole começou a ganhar destaque como comunicadora científica. Com 8 anos, foi apontada como uma das astrônomas mais jovens do mundo. Em 2022, entrou pela primeira vez na lista do Global Child Prodigy Awards (GCP Awards) como uma das 100 crianças prodígio do mundo na categoria astronomia, sendo a única brasileira nessa categoria. Em 2025, a jovem voltou a ser reconhecida pelo GCP Awards na categoria Ciências Espaciais e Astronomia.
A paixão pela astronomia surgiu cedo: aos 4 anos, Nicole já manifestava o desejo de possuir um telescópio, que conquistou aos 7 anos.
Nicole é filha de Zilma Janaká Simeão, artesã, e Jean Carlo Oliveira, analista de sistemas. Conforme relato dos pais ao jornal O Estado de S. Paulo, a rotina da jovem inclui escola, brincadeiras e uma intensa busca pelo conhecimento em astronomia.
A dedicação à ciência pode ser vista na parede do seu quarto, onde ela guarda certificados de cursos na área. Além disso, integra o Programa Caça Asteroides, promovido pelo Ministério da Ciência.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login