Mundo
Irã e países europeus iniciam nova etapa de diálogo sobre programa nuclear

Na próxima terça-feira (26), o Irã inicia em Genebra uma nova fase de negociações com França, Reino Unido e Alemanha para discutir seu programa nuclear. Esta rodada de conversas visa impedir que as nações europeias retomem sanções contra Teerã, segundo divulgou a televisão oficial do Irã.
A República Islâmica interrompeu sua colaboração com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) após um conflito de 12 dias com Israel em junho, citando a falta de condenação por parte da agência das ações militares israelenses e americanas em suas instalações nucleares.
As três nações europeias, parte do acordo nuclear de 2015, alertaram que podem reativar sanções suspensas para garantir que o programa iraniano permaneça com fins civis e que o Irã continue cooperando com a AIEA.
Embora o Irã rejeite qualquer uso militar do programa nuclear, a força do acordo internacional diminuiu após a retirada dos Estados Unidos em 2018 e a reinstituição das sanções.
A nova rodada de negociações, seguindo a reunião de julho em Istambul (Turquia), será conduzida por vice-ministros das Relações Exteriores em Genebra. O Irã será representado por Majid Takht-Ravanchi, conforme informado pela agência Tasnim.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login