Economia
Juros Selic previstos para 2025 e 2026 permanecem estáveis, indica Focus

A projeção mediana do relatório Focus para a taxa Selic no final de 2025 mantém-se em 15% pela nona semana consecutiva, após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter decidido manter os juros nesse patamar na reunião mais recente, ocorrida em 30 de julho.
Em seu comunicado, o Copom ressaltou que a incerteza exige cautela na condução da política monetária, e anunciou a expectativa de uma interrupção continuada no ciclo de aumento da taxa de juros, para poder avaliar se a permanência da Selic em 15,0% durante um período prolongado será suficiente para levar a inflação a convergir para a meta estabelecida.
“O Comitê destaca que continuará vigilante, que eventuais ajustes futuros na política monetária poderão ser feitos e que não hesitará em retomar o ciclo de elevação das taxas caso considere necessário”, afirmou o Copom.
Considerando somente as 65 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, que refletem maior sensibilidade a novidades, a mediana para a Selic no fim deste ano também permanece em 15%.
A estimativa mediana para a taxa Selic ao final de 2026 está estável em 12,50% pela trigésima semana seguida. Quando consideradas apenas as 63 projeções mais recentes dos últimos cinco dias úteis, o valor intermediário caiu para 12,38%.
Já a previsão para o término de 2027 permanece em 10,50% pela vigésima oitava semana consecutiva. A mediana para a Selic ao término de 2028 mantém-se em 10% pela trigésima quinta semana seguida.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login