Conecte Conosco

Mundo

Ex-presidente Uribe rejeita prescrição em caso de suborno na Colômbia

Publicado

em

Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia, optou nesta segunda-feira (25) por abrir mão da prescrição prevista para outubro em seu processo por suborno e fraude processual, enquanto aguarda a decisão sobre sua apelação contra uma sentença de 12 anos de prisão domiciliar.

O ex-líder de direita (2002-2010), bastante popular, recebeu na primeira instância a pena máxima por tentar subornar ex-paramilitares para que se desvinculassem de grupos violentos anti-guerrilha.

Antes de sua renúncia, o tribunal tinha até 16 de outubro para confirmar a condenação ou absolvê-lo. Com essa decisão, mesmo que essa data chegue, o processo não será arquivado após mais de dez anos de disputas judiciais.

No documento fornecido à AFP e apresentado ao Tribunal Superior de Bogotá, que analisa sua apelação, Uribe afirma que “a condenação é injusta e equivocada”, que deseja “ter sua inocência reconhecida” e renuncia ao direito de beneficiar-se da prescrição.

Especialistas da AFP indicam que era improvável que a segunda instância autorizasse a prescrição, dado que os magistrados envolvidos estão sujeitos a sanções disciplinares.

Conhecido como o pai da direita moderna na Colômbia, Uribe alega que o processo contra ele é motivado por razões políticas e sofre pressões da esquerda, atualmente no poder sob o presidente Gustavo Petro.

O caso começou em 2012, quando Uribe denunciou o senador de esquerda Iván Cepeda por um suposto esquema para vinculá-lo com paramilitares. Porém, em 2018 a Suprema Corte iniciou uma investigação sobre Uribe por manipulação de testemunhas para desacreditar Cepeda.

O pré-candidato presidencial de esquerda acusa Uribe de usar atrasos e manobras legais para tentar arquivar o processo.

Cepeda relatou à rádio W que tem enfrentado grande pressão por parte de Uribe, e que apresentará uma denúncia criminal contra ele em breve. A juíza do caso, Sandra Heredia, também declarou ter recebido ameaças.

Um dos advogados de Uribe, Jaime Lombana, declarou à mesma rádio que o que buscam é “uma análise rigorosa e imparcial da apelação”.

A sentença contra Uribe, líder do principal partido de oposição, o Centro Democrático, tem grande impacto na corrida eleitoral para as presidenciais de 2026.

O partido de direita, aliado próximo aos Estados Unidos, é o favorito nas pesquisas recentes, especialmente após o assassinato do pré-candidato presidencial Miguel Uribe Turbay, que não tem parentesco com o ex-presidente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados