Economia
Conheça a história de vida do empresário Euclides Paiva
A biografia que detalha a trajetória do empresário Euclides Paiva, de 71 anos, será lançada nesta terça-feira (26), às 9h, no auditório do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), localizado no Curado, Zona Oeste do Recife.
Com o título “Aprenda na escola da vida ser doutor na arte de viver”, o livro possui 191 páginas que apresentam os sonhos do homem simples nascido em Bonito, na Mata Sul de Pernambuco. Ainda criança, ele desejava “ser rico para comprar um balaio de pão” — e conseguiu realizar esse sonho.
A obra foi escrita pelo advogado Jairo Azevedo, professor de Direito em Caruaru, no Agreste pernambucano. “Ao conhecer essa biografia, você terá contato com a vida de uma pessoa real, sua infância, desafios, vitórias e legado. Também poderá compreender o contexto histórico e cultural em que ele viveu e encontrar inspiração em suas escolhas, superações e valores”, comentou o autor em entrevista à Folha de Pernambuco.
Superação
Euclides chegou ao Recife aos 17 anos, trabalhou como vendedor ambulante e representante comercial no ramo de tecidos e cosméticos, e se tornou um dos maiores empresários do setor de panificação no Ceasa, local onde atua há 25 anos.
Ele fundou a primeira escola de panificação dentro de um Ceasa no Brasil, que desde 2023 já formou mais de 2.200 alunos em cursos de padeiro, confeitaria e pastelaria.
Atualmente, Euclides é diretor da Associação dos Usuários e Comerciantes do Ceasa (Assucere). Grande defensor da cultura popular, é comandante do Batalhão 15 de Bacamarteiros de Bonito, cargo herdado de seus pais, e no período de festa junina se orgulha em participar das apresentações de bacamarte no Centro de Abastecimento.
Esta biografia nos permite aprender com os erros e acertos, tanto pessoais como profissionais, além de refletir sobre a própria existência, seus rumos e objetivos. Em essência, é uma imersão em uma história verdadeira marcada por humanidade, sinceridade e ensinamento. A visão de Euclides resulta em uma narrativa repleta de emoção, lembranças e interpretação dos acontecimentos vividos”, destacou Jairo Azevedo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login