Notícias Recentes
Valdemar esclarece comparação entre Bolsonaro e Che Guevara
Valdemar Costa Neto, líder nacional do PL, divulgou nesta segunda-feira (25/8) uma explicação após ter feito uma comparação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o líder revolucionário de esquerda Che Guevara.
Em uma postagem nas redes sociais, Valdemar destacou que nunca colocou as duas figuras políticas como iguais, ressaltando que o Che Guevara era de esquerda, e que sua comparação visava apenas o processo de mitificação envolvendo ambos.
“Reafirmo: estão transformando Bolsonaro em um mártir, um mito ainda maior do que já é”, afirma a mensagem.
Também na publicação, Valdemar cometeu um erro ao atribuir a nacionalidade cubana a Che Guevara, quando ele na verdade era argentino.
Comparação a Che Guevara
A comparação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e Che Guevara foi feita durante o evento Brasil Hoje, que ocorreu nesta segunda (25/8) em São Paulo.
Valdemar fez referência ao carisma de Bolsonaro e reafirmou que ele sofre perseguição política.
“Estão transformando o Bolsonaro em um Che Guevara. Quero dizer, não com o que o Che Guevara fez, porque ele era de esquerda, mas no prestígio que ele tinha. Ele tinha um carisma tão grande que o Fidel teve que mantê-lo livre em Cuba, porque ele representava um problema ao Fidel”, explicou.
Além disso, o presidente do PL comentou que o carisma de Jair Bolsonaro “não pode ser algo comum”.
Candidatura à presidência em 2026
Indagado sobre a possibilidade de Jair Bolsonaro concorrer novamente à presidência da República, Valdemar Costa Neto declarou que “a única chance é o Trump”.
“Na minha visão, ele continuará com as sanções. É uma pessoa determinada que deseja ver o Brasil em um caminho positivo. Ele teme que o Brasil siga um rumo de esquerda e já demonstra ações contra a Venezuela. Ele não vai recuar”, afirmou o líder.
Valdemar acrescentou que caso Bolsonaro não seja candidato, o ex-presidente será responsável pela escolha dos representantes da direita na disputa presidencial. “Será uma decisão pessoal dele”, disse. Atualmente, Bolsonaro está inelegível até 2030 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Elogios a Tarcísio
Valdemar elogiou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), considerado como provável candidato da direita contra o PT na Presidência. Destacou ainda que Tarcísio e outros governadores são aliados.
Sobre Tarcísio, informou que durante um jantar em Brasília na semana passada, o governador confirmou que migrará para o PL se for apoiado por Bolsonaro. “Disse isso na frente de cinco governadores”, contou Valdemar.
Valdemar Costa Neto participou do seminário Brasil Hoje, promovido pelo grupo empresarial Esfera em São Paulo. No evento, o presidente do PL esteve ao lado dos presidentes do PSD, Gilberto Kassab; do MDB, Baleia Rossi; do Podemos, Renata Abreu; e do União Brasil, Antonio Rueda.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login