Mundo
Mercado cai aguardando resultados da Nvidia

A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta segunda-feira (25), no início de uma semana cheia de divulgação de indicadores econômicos e dos resultados financeiros da grande empresa de semicondutores Nvidia.
O índice Dow Jones caiu 0,77%, o Nasdaq recuou 0,22%, e o S&P 500 perdeu 0,43%.
Depois de uma forte alta na sexta-feira, “não é inesperado que o mercado perca parte dos ganhos hoje, com investidores de curto prazo realizando lucros”, comentou à AFP Sam Stovall, da CFRA.
Na semana passada, alguns participantes do mercado esperavam que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) adotasse uma política mais rigorosa, mas essa expectativa foi frustrada, segundo o analista.
O presidente do Fed, Jerome Powell, declarou na sexta-feira que uma rápida piora no mercado de trabalho dos EUA ainda pode ocorrer e poderia justificar uma flexibilização na política monetária, incluindo cortes nas taxas de juros.
A próxima reunião do Fed está marcada para 17 de setembro, e a maioria dos analistas prevê um corte de 0,25 ponto percentual nas taxas, conforme a ferramenta FedWatch da CME.
Sam Stovall destacou que ainda há muitos dados econômicos que podem amenizar o otimismo dos investidores, citando a divulgação estimada para quinta-feira do crescimento econômico dos Estados Unidos no segundo trimestre.
Os especialistas esperam números superiores aos do primeiro trimestre, o que indicaria uma economia resiliente e afastaria o risco de recessão, segundo Stovall. Por outro lado, isso poderia significar que o Fed não precisaria reduzir as taxas de forma tão agressiva.
Enquanto isso, a atenção do mercado está toda voltada para a Nvidia (+1,03%), a maior empresa em valor de mercado, cujos resultados do segundo trimestre serão divulgados na quarta-feira após o fechamento do pregão.
O gigante dos semicondutores tem sido o motor da alta do mercado de ações desde o final de 2023, e os investidores esperam ansiosamente as perspectivas da empresa para avaliar o potencial de recuperação, afirmou Jose Torres, da Interactive Brokers.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login