Conecte Conosco

Mundo

Coreia do Norte pode fabricar até 20 armas nucleares por ano, diz líder sul-coreano

Publicado

em

A Coreia do Norte está prestes a alcançar uma capacidade de produção de 10 a 20 armas nucleares anualmente, de acordo com o presidente moderado da Coreia do Sul, que fez essa declaração nesta segunda-feira, dia 25. Ele também pediu iniciativas para diminuir as tensões existentes.

O Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo informa que o país norte-coreano já possui cerca de 50 ogivas nucleares e os recursos para fabricar até mais 40.

Segundo o presidente Lee Jae-myung, em um discurso no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington, ”um míssil balístico intercontinental (ICBM), capaz de atingir os Estados Unidos, está quase totalmente desenvolvido. Além disso, continuam progredindo na capacidade para criar aproximadamente de 10 a 20 bombas nucleares por ano.”

Referindo-se às políticas rígidas do antecessor, Lee comentou: “Temos tentado dissuadir a Coreia do Norte e impor sanções, mas mesmo assim, o país segue avançando em seu programa nuclear”.

Ele ressaltou que “a verdade dura é que o número de armas nucleares da Coreia do Norte aumentou nos últimos três ou quatro anos”.

Apesar do compromisso da Coreia do Sul em manter a dissuasão por meio das forças convencionais, Lee também enfatizou a importância de suspender ações consideradas provocativas, como a transmissão de mensagens anti-norte-coreanas por alto-falantes na fronteira militar.

Essas declarações foram feitas após o encontro de Lee com o presidente americano, Donald Trump, que expressou sua intenção de retomar negociações com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados