Economia
Aneel libera regras do leilão para energia em sistemas isolados em setembro

Aneel aprovou nesta terça-feira, 26, o projeto do edital para o leilão de suprimento de energia que atende os Sistemas Isolados em 2025. Este leilão visa contratar projetos para regiões que não fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O leilão abrange 11 localidades localizadas em municípios do Amazonas (10) e Pará (1), operados pelas concessionárias Amazonas Energia e Equatorial Pará Distribuidora de Energia, respectivamente.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) registrou a inscrição de 241 projetos, ofertando 80 opções de fornecimento, que somam 1.870 MW de potência.
As usinas termelétricas representam cerca de 39% da energia ofertada, enquanto as usinas híbridas (combinação de termelétricas e fotovoltaicas, com ou sem armazenamento) correspondem a 61%. Todas as 11 termelétricas a diesel inscritas usarão uma mistura com biodiesel em percentual acima do exigido por lei. O edital inclui critérios que priorizam fontes renováveis.
O leilão estabelece que pelo menos 22% da energia contratada venha de fontes renováveis ou gás natural, com ou sem sistemas de armazenamento. A disputa está marcada para setembro de 2025, com o fornecimento previsto para começar em dezembro de 2027 ou dezembro de 2030, por um período de 15 anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login