Economia
Lisa Cook rejeita demissão do Fed e levanta suspeitas de fraude, diz secretário de Trump
Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, declarou nesta terça-feira que a diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, ao se recusar a deixar seu posto após anúncio feito pelo presidente Donald Trump, aumentou as suspeitas de que estaria envolvida em fraude hipotecária.
“Uma diretora do Federal Reserve que assina seu nome e comete fraude hipotecária, certo?”, comentou Lutnick no programa Squawk Box, da CNBC, um dia depois do presidente Trump ter comunicado a Lisa Cook sobre sua remoção do banco central, acrescentando:
“Há acusações de fraude hipotecária contra ela, e sua resposta foi: ‘não vou sair’. O infrator geralmente age assim, dizendo: ‘não vou a lugar nenhum’.”
Quando questionado sobre a possibilidade de Trump destituir Jerome Powell por justa causa caso o presidente do Fed não suspendesse o pagamento e a entrada de Cook no prédio do banco central, Lutnick evitou dar detalhes:
“Tudo isso são apenas hipóteses.”
Lutnick também afirmou desconhecer quem teria a autoridade para impedir que Cook recebesse remuneração ou tivesse acesso às instalações do Fed.
Segundo o secretário, o Departamento de Justiça deve assumir o caso e resolver a situação.
“Se essa mulher cometeu fraude hipotecária, ela deveria respeitar os Estados Unidos da América, o Federal Reserve, onde diz se importar, e deveria se afastar e esperar que as autoridades não a procurem”, declarou à CNBC.
Na noite de segunda-feira, a diretora do Fed afirmou que o presidente Trump “não tem autoridade” para demiti-la, alegando falta de fundamento legal para sua remoção, e declarou que não irá renunciar.
Para contestar a destituição, Cook — a primeira mulher negra a ocupar uma diretoria no Federal Reserve em Washington — contratou o renomado advogado Abbe Lowell, que informou que a diretora buscará a Justiça contra o que classificou como “ação ilegal”. A disputa pode chegar à Suprema Corte.
“A tentativa do presidente Trump de demiti-la, baseada somente em uma carta de encaminhamento, não tem respaldo legal ou factual. Entraremos com uma ação judicial para contestar essa medida ilegal”, afirmou o advogado, antecipando que usará todos os meios necessários para impedir a investida de Trump.
O Departamento de Justiça investiga Cook após o diretor da Federal Housing Finance Agency, Bill Pulte, alegar que ela teria feito declarações falsas em pedidos de hipotecas residenciais. Até o momento, não houve acusações formais ou condenações contra ela.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login